O memorando de David Ogilvy
Confira o memorando enviado por Ogilvy aos seus funcionários em 1982.
São 10 dicas para escrever melhor.
“Como escrever”
Quanto melhor você escrever, mais longe irá na Ogilvy & Mather. Pessoas que pensam bem, escrevem bem. Escrever bem não é um dom natural. Você precisa aprender a escrever. Aqui vão 10 dicas:
1. Leia o livro “Writing That Works”, de Kenneth Roman e Joel Raphaelson. Leia três vezes.
2. Escreva do jeito que você fala. Naturalmente.
3. Use palavras curtas, sentenças curtas, parágrafos curtos.
4. Nunca use jargões como “reconceituar” ou “desmassificação”. Eles são marcas de que você não passa de um pretensioso.
5. Nunca escreva mais de duas páginas sobre um mesmo assunto.
6. Confira a grafia.
7. Nunca mande uma carta ou um memorando no mesmo dia que você o escreveu. Leia em voz alta no dia seguinte e então edite.
8. Se é alguma coisa importante, chame um colega para melhorar.
9. Tenha certeza de que a mensagem está clara para o seu leitor.
10. Se você quer ação, não escreva. Vá até a pessoa e diga o que quer.
Publicado: 25 novembro 2014
25. novembro 2014 um 10:53
Ótimas dicas, Tiago! Me interessei e fui atrás do livro. Só achei a versão em inglês, mas fica aí o link para download do PDF pra quem se interessar:
Writing that Works: http://www.4shared.com/web/preview/pdf/KUdRCjAjce?
20 Secrets of Good Writing,também de Kenneth Roman e Joel Raphaelson:http://lamar.colostate.edu/~hallahan/hSecretsofGoodWriting.pdf
26. novembro 2014 um 23:12
Pow. Que massa. Valeu por compartilhar o link do livro. Abraços.