5 dicas de redação
Crase
Não existe crase antes de palavra masculina. Há apenas uma exceção, quando se pode subentender na frase uma palavra feminina.
Exemplos:
Dirigiu o protesto à (empresa) Dersa.
Estilo à Machado de Assis (à maneira de).
Acentos
Todas as proparoxítonas, vocábulo com a antepenúltima sílaba forte, são acentuadas.
Exemplos:
Fenômeno, ótimo e análise.
Que/do que
Em frases comparativas tanto faz usar que ou do que.
Exemplo:
Ele corre mais que/do que você.
Ela lê mais que/do que minha amiga.
Vírgula
É obrigatório o uso de vírgula quando há elipse do verbo,
exemplo:
Os americanos preferem basquete; os brasileiros, futebol.
Ponto final
Pontue seus títulos. Títulos publicitários têm pontuação sim; manchetes jornalísticas, não. Evite reticências.
Publicado: 09 junho 2008
9. junho 2008 um 16:13
LEGAL..
lembretes de gramática são sempre bem vindos…
depois da uma olhada no //feijaocomgoiabada.blogspot.com, fiz um post sobre o #ebp2008.
abraços
27. junho 2008 um 20:35
Títulos publicitário TÊM pontuação. hehehe
1. julho 2008 um 15:37
pois é, títulos publicitários (plural) TÊM (plural de novo) pontuação.
2. julho 2008 um 15:09
….antepenúltima “silaba” forte….???
Sílaba também é proparoxítona.
5. janeiro 2010 um 11:18
Acho que valeria a pena acrescentar além do evite reticências, um “não use !!!” (isso virou uma mania péssima).
5. janeiro 2010 um 11:19
Que porcaria, sempre tirei os pontos dos anúncios aqui da agência.
5. janeiro 2010 um 11:21
Digo, dos títulos dos anúncios. ↑
19. janeiro 2010 um 13:31
Muito boa a escolha da regra de acentuação a seguir. Como são muitas, e cada um escolhe as que segue, virou um caos. Se todos usarem somente esta, inventamos um novo português e ninguém mais erra, Tarzan!
19. janeiro 2010 um 19:38
Dica para Vestibulandos.
Descobri o software “Aumentando seu Vocabulário”. Com este software você aprende rapidinho dezenas de novas palavras em Língua Portuguesa de forma didática, lúdica, divertida e interativa através das Lições, Exercícios, Frases e Textos. Tem Dicionário personalizado e Jogos de Palavras. Ideal para estudantes do ensino Médio e Vestibulandos.
Vale a pena por isso resolvi divulgar, pois me ajudou muito e melhorei minha forma de escrita, redação e interpretação de textos.
Está na http://www.softwareebookecia.com
8. março 2012 um 18:33
Ótimas dicas!!
29. março 2012 um 00:52
Superei a pouco tempo meu caso eterno com a crase. Foi difícil, já que minha professora de português me deixou com um trauma que me fez compulsivo durante anos.
Mas o erro comum que vejo em textos, principalmente web, é a falta do ponto final. Como se o ambiente \\"descolado\\" e a falta de linhas de um website tirassem as palavras da gramática.
Obrigado pelo artigo.
12. dezembro 2013 um 15:45
Essa da pontuação foi boa.heheheh.
3. janeiro 2014 um 14:25
Só uma observação:
Existe crase antes de palavra masculina sim! Um exemplo: “Fiz mal àquele menino”.
A crase nada mais é que um encontro/fusão de dois “a” (geralmente: preposição+artigo; mas como no exemplo dado, nem sempre).
Isso de não existir crase antes de termos masculinos é um erro muito comum quando se explica esse tipo de contração, justamente porque na maioria dos casos um dos “a” que se encontram é um artigo feminino.
31. maio 2023 um 13:46
Imprescindível a do ponto final. Migrei do jornalismo para a propaganda e, no começo, “brigava” muito com esses pontos nos finais de títulos.