O que é sucesso profissional? | Zeca Martins

Japan Flag

O QUE É SUCESSO PROFISSIONAL?
UMA HISTORINHA DE PUBLICITÁRIO.

Em 1991, deixei meu cargo na área de comunicação da então Ford New Holland e fui trabalhar no mercado publicitário de Curitiba, onde morei por nove anos.
À época, a inflação era galopante, a economia não ia muito bem e todo mundo só falava em crise. Com exceção dos índices de inflação, era tudo igualzinho a hoje.
Empresários não investiam, anunciantes não anunciavam. E nós, publicitários, penávamos com a falta de verbas de propaganda. A lenga-lenga de sempre.
Bem, o jeito era prospectar e prospectar e prospectar clientes, mais clientes, mais clientes ainda!
Na Complan Propaganda, agência com que tinha uma associação informal, eu e meu diretor de arte, o Aramis (que, aliás, teve o mau gosto de morrer), criamos uma campanha para prospectar clientes baseada na ideia de que a crise estava mais na cabeça dos agentes econômicos do que na realidade dos fatos. Países haviam passado por situações incrivelmente piores e usaram suas dificuldades para se desenvolver, como Alemanha, Estados Unidos e Japão.
A campanha funcionou e conquistamos alguns clientes.
Contei toda essa história para falar sobre o que entendo por sucesso profissional.
Acontece que, recentemente, recebi e-mail de um leitor dos meus livros, que me perguntava se eu era realizado profissionalmente, se eu me considerava um sujeito de sucesso.
Eu disse que sim, mas que na minha carreira profissional só faltava ter um texto meu gravado pelo Ferreira Martins, o melhor locutor brasileiro desde sempre, em minha opinião.
Eis que, sabendo disso, meu filho Miguel me pergunta a mais óbvia das perguntas: “Você, ao menos, tentou pedir pra ele que gravasse um texto seu?”
Depois de alguns minutos fazendo “cara de tacho”, resolvi procurar o Ferreira Martins. É impressionante o poder do óbvio.
Mas qual texto eu pediria pra ele gravar? Foi fácil: um dos meus textos foi reproduzido pelo Roberto Menna Barreto, meu ídolo profissional, em seu livro O Copy Criativo. A imagem era uma brincadeira com a bandeira do Japão, onde o círculo vermelho central era substituído pela careta de um japonês sorrindo.
Em resumo, não apenas o Ferreira Martins aceitou gravar como, sobretudo, foi um perfeito cavalheiro. Gentilíssimo, ainda teve a elegância de o gravar em três intonações diferentes. Se quiser ouvir, clique aqui (https://goo.gl/1LMkvB) para baixar.
Pronto! Minha vida profissional estava, portanto, completa, e depois de mais de 35 anos no ramo.
Mas, voltando ao tema deste texto, o que é sucesso profissional, afinal de contas?
Em minha modesta opinião, sucesso não se mede pela conta bancária, pelo patrimônio pessoal ou por sua exibição pública. Sucesso é um sentimento interior, é olhar para seu passado e ver que tudo valeu a pena, com ou sem crise, com ou sem noticiário ou conjuntura contra ou favor da economia ou seja lá do que for.
Será que ganhei milhões de dólares, como procuram mostrar alguns publicitários por aí? De jeito nenhum! Ao contrário, preciso continuar trabalhando bastante para sobreviver.
Com ou sem fortunas no bolso, eu sou um cara de sucesso, apenas porque realizei coisas importantes que me propus a realizar.
Espero que você também venha a ser um cara de sucesso. E que seu sucesso seja muito, muito maior que o meu.

Locução de Ferreira Martins para o texto do Zeca Martins.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

SOBRE O AUTOR
Zeca Martins é Redator Publicitário graduado em Propaganda e Marketing pela ESPM e autor dos livros Propaganda isso aí, Deus é inocente e Redação publicitária: a prática na prática, adotados em faculdades de Comunicação Social de todo o Brasil. Atualmente também desenvolve projetos com macrofotografia.

Clique aqui e conheça seus livros.

Leia aqui a entrevista que o blog fez com o Zeca Martins.

Aproveite e saiba mais sobre o projeto do Zeca Martins com macrofotografia.


Publicado: 09 janeiro 2018
Compartilhe:
 
 

Comentários via Facebook

Comentar via blog

Security Code:

podcast do putasacada
Titulum Ipsum
calcule o tempo de leitura
contador de caracteres
Facebook Putasacada