RSSFacebookTwitterYouTube

Entrevista com Flávio Waiteman | 001

Estreia agora no blog uma seção de entrevistas com redatores publicitários e, para começar com o pé direito, entrevistamos o diretor de criação e redator da Africa, Flávio Waiteman, autor do livro: Manual Prático de Criação Publicitária.

Boa leitura e boa aula, pois aprender com ótimos redatores será o objetivo desta seção.


1. Conte um pouco sobre o seu começo na profissão de redator publicitário.
A profissão conheci num estágio de 1 mês na agencia Salles, de São Paulo. Mas começar a trabalhar mesmo foi em Lisboa, na W/Portugal onde permaneci por 5 anos.
Agora, sem demagogia, me sinto no começo ainda.

2. O que realmente importa na hora de avaliar a pasta de um candidato a estágio?
Talento, dedicação, superação.

3. O que fazer quando o monitor só fica em branco, ou seja, quando não há nenhuma boa idéia para o título e o texto da campanha?
Comece por colocar o cabeçalho, que todo trabalho deve ter.
Primeiro, coloque o nome do cliente. Isso vai lhe lembrar que há um compromisso comercial a ser entregue e que existem milhares de pessoas na cadeia produtiva que aguardam pelo seu trabalho.
Embaixo, coloque o nome da agencia onde trabalha, isso vai lhe refrescar a memória de quem o contratou e que confia que você vai conseguir preencher aquele espaço com algo relevante, pertinente, brilhante.
Em seguida, coloque o nome do produto ou serviço que você está desenvolvendo. Assim, você deixa de frescura e foca.
E, finalmente, lembre-se de suas origens antes de iniciar na propaganda, que no meu caso é : Quero voltar a morar na Cohab?
Ao final desse processo, as idéias vem rápido.

4. Você concorda que os anúncios alltype estão em baixa? Por quê?
Existem lendas que dizem que ninguém gosta mais de ler. Então, todo mundo vai deixando isso de lado. O cliente porque acredita nisso, a agencia porque acredita nisso e o diretor de arte porque acha que o layout fica melhor. Eu não acredito.Acredito no verbo, desde o inicio. Do sujeito e predicado também.

5. Há dificuldades em adequar a redação para os diversos formatos como internet, mídia impressa, marketing direto e merchandising que envolvem uma campanha sem perder a identidade e o conceito do trabalho?
Nenhuma. Não existe em agência um departamento de criação de rádio, ou de TV ou de jornal.
Propaganda é pertinência, mágica, surpresa. E na internet você tem isso em doses interessantes.
Assim como existe um músico que pega as suas idéias e faz o arranjo de um jingle, precisa existir um belo web designer para programar legal as peças.
Recado para os web designers que criam: nada vos impede de criar filmes também.

6. Se você estivesse começando na profissão hoje, o que perguntaria para o Flavio, diretor de criação da Africa, e qual seria sua resposta?
- O que devo fazer para ter sucesso na profissão?
- Trabalhar todos os dias como se fosse o primeiro. Se não funcionar, trabalhar todos os dias como se fosse o último.

Flávio Waiteman
Diretor de criação e redator da Africa


Para finalizar a entrevista publico uma campanha de mídia impressa criada para Mitsubishi na qual o Flavio é um dos diretores de criação. Os anúncios entraram na Archive e, por serem alltype, justificam a quarta resposta do Flávio Waiteman.




Agradeço ao Flávio, ao pessoal da Africa e a todos que enviaram perguntas.


Publicado: 18 março 2009
Compartilhe:
 
 

Comentários via Facebook

8 Comentários via blog

  1. Tiago Moralles
    19. março 2009 um 12:55

    Pô Tiagão. Bela série.
    Será um grande prazer acompanhar isso aqui.
    Abraço.

  2. Tiago
    20. março 2009 um 19:06

    Boa, cara.

    Parabéns pela nova seção.

    Estou sempre acompanhando o blog, e é um prazer vê-lo melhorar.

    Abraço.

  3. Jaime Ohana
    24. março 2009 um 14:54

    Puta Sacada,

    Otima iniciativa! Que venham outras.

    abs

    Varal

  4. Matheus
    25. março 2009 um 14:05

    Conseguiu tornar o blog ainda mais interessante. Boa sacada!

  5. ricardo pedroso
    10. abril 2009 um 23:55

    grande flavio waiteman, conheci vc em sjrio preto, ainda no interior, vc brincando de publicitario e locutor e eu brincando de produçao na globo na época… bons tempos… hj estou em goiania, parabens pelo sucesso.

  6. Rafael Pierreman
    4. novembro 2010 um 18:24

    OLa tudo bem,nossa muito crazy esse cara,acabei de compra o livro dele e não estou arrependido,espero um dia trabalhar com ele.

  7. Juliana
    28. março 2011 um 14:19

    Muito bom!

    É bastante inspirador ver os trabalhos dessa galera que manda muito bem nas agências. Uma sugestão que dou é a de publicar o processo criativo, o que veio antes da “puta sacada”.

  8. Danilo Lombardi
    29. março 2011 um 14:04

    Boa tarde!

    Pessoal, gostaria de saber o que houve com o Zeca Martins, pois não obtive mais informações sobre seus cursos e o site dele também está inacessível. Aguardo respostas. Ah! to aguardando mais novidades, pois faz tempo que não ocorre uma entrevista nova com algum renome. Abs

    Danilo

Comentar via blog

Security Code:

podcast do putasacada
calcule o tempo de leitura
contador de caracteres